08/04/2010
Diário... lebranças de fatos!!!

Tsunamis destroem a Sir Lanka, e suas ilhas adjacentes. Milhares morrem.

Um avião sai do Brasil, com destino a Europa, cai sobre o Oceano, mal deu para recolher os corpos de todos os ocupantes, o que aconteceu lá? Só os mortos sabem!
Um outro cai, e somente uma menina sobrevive.

Na rua, a guerra entre as facções, mortes nos morros, nos centros. A quem a gente pode atribuir tantos desastres? De quem é a culpa?
Para os crentes, os protestantes, tudo estava previsto na bíblia. É um processo que já estava escrito; dizem que o Haiti era um país de “macumbeiros” e por isso Deus os castigou.
Mas, Deus não é Pai? Ele não é benevolente? Dona Zilda Arns que morreu no terremoto no Haiti por acaso não era Cristã? E todos os padres e integrantes daquela igreja que desabou e que somente o crucifixo de Jesus Cristo morto ficou de pé? Será que era porque naquela imagem Ele já estava morto?
Até hoje o país anda sobre cadáveres.
Enchentes em Nova Orleans, frio intenso onde até ontem fazia calor. O nosso Rio de Janeiro perdendo tantas vidas. Muita gente na rua, muito choro. “Calados! Ouvimos um choro!” Choro de quem seu Bombeiro? Não estão todos chorando?
Casas construídas em cima de antigo depósito de lixo, previsto por especialistas, pessoas saindo de seus lares aos prantos, tendo que em sacolar roupas, enquanto os bombeiros lá fora ensacolam vários corpos. De um dia para o outro sobem em 50 o número de mortos.
Pegam pessoas e deixam-nas construírem suas casas a Deus do ara. Quem é o responsável?
Ano político não é? Desastres humanitários. São 185 mortos hoje registrado pela Defesa Civil. O morro parecia com qualquer um dos milhares que existem no Rio, mas era um deposito de lixo, uma enconsta de lixo, sem aterro, era só deposito. Casas construídas sobre uma lixeira. Estudiosos disseram que havia a presença de gás metano, risco de explosão. Já pensou?
O morro parecia ter nascente debaixo de suas casas, mas era liquido do lixo, que havia ali debaixo.... De quem é a culpa?
Eles dizem que os moradores sabiam dos riscos, mas e daí gente? Onde é que as famílias iriam construir suas casas? Dentro do Maracanã? Que por acaso também ficou inundado? Alguém viu o Maracanazinho sendo invadido pela água da chuva e esgoto? Subiu mais de dois metros, acabou com a quadra. E sabe o que eu ouvi ontem de um desses políticos dando um parecer da tragédia? Entre muitas embromações ele disse: “não só por isso (pelas mortes), mas porque seremos sede da Copa daqui a alguns anos e precisamos resolver esses problemas”. É por isso que eles vão tentar resolver os problemas? Por que vamos ter uma copa aqui? Não deveriam ser pra preservar mais vidas? Pra retirar os corpos debaixo daquele lamaçal e lixo para que suas famílias possam pelo menos sepultá-las? Mandaram centenas de ajudas humanitárias para o Haiti e para o Chile recentemente, e para o Rio 30 homens? Com vários focos?
E vai haver tempestades no mar, e Saquarema está debaixo d’água. Vai haver ventania e ondas enormes em todo o litoral carioca, e isso vai piorar, pois a água não vai ter pra onde escoar. E estão deixando as famílias já traumatizadas escavarem a terra atrás de suas famílias, desenterrar para poder enterrar novamente seus mortos.
Áreas de risco existem, dizem que não podem ser construídas casas nessas áreas, então o que farão com essa massa crescente? Vamos migrar para os interiores novamente?
Aqui mesmo na nossa cidade, o que acontece quando chove dois dias seguidos, de chuva intensa? Vila Velha vira um Rio Marinho inteiro. A cidade da Serra se mistura as suas praias, e vira uma coisa só.
Casas em encostas vão sempre existir porque sempre vai existir pobre, gente sem condição de comprar um terreno legal, construir uma casa normal... Acreditem, até a Roçinha um dia pode vir abaixo. Já pensou? Aquele bairro onde os “famosos” adoram ir só pra dizerem que são solidários.... Enquanto isso anônimos estão ajudando nas buscas, com alimentos, dando moradia a quem nunca viu. Mais de 1000 famílias da França por exemplo foram avisadas para saírem de suas casas pois elas foram condenadas devido as chuvas do mês de fevereiro.... e adivinha o que vai acontecer com esses franceses? Vão continuar lá se o governo ao invés de dizer que é pra sair de lá, não apontarem pra onde eles devem ir. E eu acredito, que muitos em sua intimidade deve dizer: “Que vá a puta que pariu”!
Acredito tanto que o mundo tem solução. Há algum tempo jogava lixo em qualquer lugar, um latinha de refrigerante, uma folha de caderno amassado, sempre era recriminada pelo meu marido, e eu dizia: “- Se eu deixar de jogar lixo na rua, não vai ter serviço para os garis!” E hoje me vejo como uma completa idiota.
Fui responsável por entupimentos de calhas, de rede de drenagem de chuva, causei caos, alagamentos com meu pensamento idiota.
Eu não sei se o mundo vai se conscientizar que o MUNDO está reagindo a nós. Como se nós fossemos corpos indesejáveis. Como se fossemos um câncer. O mundo está somente querendo se livrar daquilo que lhe está matando. Não é assim que o nosso corpo reage quando encontram um corpo estranho no nosso organismo? Tentam expulsa-lo e se isso não ocorre à gente recorre a um antibiótico ou qualquer outro medicamento para cessar com aquilo? É isso! O mundo esta tentando expulsar os corpos estranhos que estão destruindo suas defesas naturais. Que somos nós.
Choramos pelas perdas, dói muito tudo isso, mas a culpa é nossa. Não é de Deus, nem estava escrito, é fácil prever um desastre quando destruímos as bases do mundo.
Sinto tanto pelos mortos, pelas famílias, por tantas perdas. Sinto por não poder fazer muito. Por não ter condições de fazer alguma coisa. Só orar! Orar para que as famílias se mantenham que sobrevivam... A vida é assim mesmo, uma sucessão de perdas e ganhos, e nós que sobrevivemos fazemos o que sabemos fazer de melhor: SUPERAMOS.
Esse texto eu dedico ao Seu Bravim, que conheci em Saquarema e me mostrou o cemitério atras da igreja que dava para o mar, que hoje o Jornal Nacional me mostrou ter cedido... E ver, aquela cidade que eu amo tanto, onde minha tia e meu primo estão morando, debaixo de tanta água, e fico aqui rezando, pra que nada de ruim tenha acontecido a eles.
Seu Bravim, essa é pra você!!!!
Se preparem, a Terra manda seu recado:
O FIM ESTÁ PRÓXIMO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário