Frase da Hora

Pesquisar este blog

Você é o visitante número:

sábado, 20 de novembro de 2010

SERÁ QUE SOU NEGRO MESMO?

SERÁ QUE SOU NEGRO MESMO?




Hoje é dia da Consciência Negra. Que bom! Mais um dia para pensar.
Falar de consciência é falar do pensamento, da reflexão, da conclusão iluminada pela sensatez.
Fala-se em Consciência Ecológica e esquece-se que o homem é integrante fundamental da Natureza, não um componente a parte. “Não destruam a natureza” diz o cartaz, mas ninguém ensinou, orientou ou ajudou aqueles que precisam plantar como deveriam fazer.


Fala-se em Consciência de Cidadania esquece-se que “bom dia”, “por favor”, “muito obrigado”, “desculpe” e “com licença, são fundamentos iniciais e elementais para a consciência nas relações humanas, aos quais serão alicerces do respeito social, no que se refere às diferenças econômicas entre as Classes Sociais. O Respeito Social tem raízes no Respeito Pessoal, Individual no dia a dia.

Consciência Negra? Consciência de Raça Negra? Quem sou eu? De onde vem minha família? De onde vêm meus costumes e minha formação cultural?
Pensar, refletir, escolher e assumir-se. Minha pele e meu cabelo mestiço de nada dizem. O que há no meu interior é meu espírito, minha formação nesta história de vida.

O primeiro passo para se dizer, divulgar, enaltecer a Consciência Negra é chegar à conclusão interna e pessoal de “quem sou eu”. Segundo passo é assumir a nossa cultura e nossa formação. Nossos hábitos pessoais, nossos hábitos familiares, nossas escolhas culturais, nossas práticas religiosas, etc. Não importa quanto houve de influência de outras culturas e práticas raciais.


Ser negro é assumir-se em primeiro lugar. Afirmar-se naturalmente: “- Sou negro!”
Porém, bom lembrar que nem por isto nossa Consciência Negra nos permite esquecer que somos diferenciados sim, mas comuns em um Holus, um Todo Universal. Um “mosaico lindo” construído a partir de tantas diferenças. Um mosaico racial, cultural, social, psicoemocional que inspira e expira o Espírito de Um Ser Supremo com diversos nomes, em diversas concepções para o mesmo Criador.

Sim, Sou Negro sim!

Salve Orixalá, Salve Zumbi dos Palmares, Salve a Grande Nação Negra de nosso Brasil. Nação que construiu com suor e sangue as bases físicas e sociais deste País e ainda mantém sua grande participação.



Tony Silvaneto
Graduado em Enfermagem pela UFES
Pós-Graduado em Educação Pedagógica em Saúde pela FIOCRUZ
Enfermeiro Titular da Secretaria de Saúde do Estado do Espírito
Chefe do Núcleo de Informação do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória
1º Mestre-Sala da GRES Novo Império – Vice-Campeã do Carnaval Capixaba de 2010.


O mais importante disso tudo: É ALGUÉM QUE ADMIRO E RESPEITO MUITO! OBRIGADA AMIGO!



 Escrito pelo QUERIDO AMIGO:

2 comentários:

  1. É importante lembrar desse dia, e lembrar de tantas lutas e quantos tiveram que morrer pra hoje podermos gritar: DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA! Vamos honra nosso dia!
    DIGNIDADE A RAÇA NEGRA!

    ResponderExcluir
  2. Eita, que o paizão arrebentou no texto..
    Salve a Grande Nação Negra de nosso Brasil!

    ResponderExcluir

Todas as Postagens